segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Lexmark intensifica combate à falsificação de produtos


Preocupada com o aumento da venda de produtos falsificados no mercado, a Lexmark Brasil tem dedicado grande esforço para o combate à pirataria, trabalhando, inclusive, em conjunto com os órgãos da segurança pública para desenvolver as investigações necessárias em casos de suspeitas.

A empresa conta com o apoio do LexProtect, serviço que criou há seis anos, dedicado a pessoas físicas, jurídicas e órgãos da Administração Pública. Trata-se de um canal de relacionamento para o esclarecimento de dúvidas e denúncias sobre falsificação de cartuchos e toners, que funciona pelo telefone 0800-702-5352 e os clientes podem ou não revelar sua identidade no ato da denúncia.

O LexProtect analisa os suprimentos a pedido dos clientes, identificando a procedência. Por meio deste canal de acesso, já foram efetuadas milhares de análises pelos técnicos especializados da Lexmark. Os testes duram em média dois dias e caso os produtos sejam falsos, o consumidor será orientado sobre o melhor procedimento a ser adotado.

Esta iniciativa tem resultado em apreensões de produtos de diferentes tipos e o desmantelamento de quadrilhas envolvidas em práticas criminosas. Uma das maiores operações foi encerrada no Sul do país, em agosto, culminando com 15 mandados de busca e apreensão, que envolveu 60 agentes.

Segundo o departamento jurídico da Lexmark Brasil, "a fraude foi identificada por uma investigação que teve início há oito meses. A ação contou com a participação dos policiais do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) e foi resultado das informações coletadas durante a evolução do LexProtect, investigações de campo e também do trabalho desenvolvido localmente, em junho último. Como resultado, recuperou-se aproximadamente US$1.840.000,00 em produtos falsificados apreendidos".

A Lexmark informa que "essa quadrilha age nacionalmente, afetando principalmente os órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, cujas compras são feitas por meio de pregões eletrônicos. Nesse caso, torna-se mais difícil o controle da origem e procedência dos produtos oferecidos pelos diversos fornecedores, causando grave lesão ao erário e, consequentemente, à marca Lexmark. Inúmeros órgãos da Administração Pública já utilizaram o LexProtect e iniciaram processos administrativos e criminais com base na evidência apresentada pela empresa".

Os produtos falsificados eram comercializados em licitações públicas que visavam a aquisição de produtos de informática. Eles utilizavam empresas de fachadas nas licitações e, depois de firmado o contrato, falsificavam as embalagens e recarregavam produtos Lexmark para vendê-los como novos. Os cartuchos de toners eram recarregados com pó de torner de qualidade inferior e as embalagens e adesivos forjados.

Sobre a Lexmark
A Lexmark International, Inc. (NYSE: LXK) fornece uma grande variedade de produtos de impressão e imagens, soluções e serviços às empresas de todos os portes, aumentando a produtividade. Em 2009, a Lexmark comercializou seus produtos em mais de 170 países, e registrou aproximadamente US$4.0 bilhões de receita. Saiba como a Lexmark pode ajudar você a fazer mais: www.lexmark.com.

Fonte: IMS Brasil