terça-feira, 14 de setembro de 2010

Intel lança loja de aplicativos de software e oferece novos chips Intel Atom


Durante os discursos no Intel Developer Forum, os executivos da Intel Corporation delinearam inúmeros esforços relacionados a software e hardware, já que a empresa intensifica seus planos de produtos System-on-a-Chip (SoC) com base na família de processadores Intel Atom.

Em meio às previsões de bilhões de novos dispositivos conectados à Internet, Renée James, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Software e Serviços da Intel, e Doug Davis, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Embarcados e Comunicações, discutiram a expansão desses processadores em áreas de grande crescimento, incluindo netbooks, tablets, eletrônicos de consumo e smart phones.

James: As melhores experiências são criadas com a Arquitetura Intel
Durante seu discurso no Moscone Center West em San Francisco, James delineou como softwares e plataformas altamente integradas e otimizadas oferecerão novos níveis de desempenho, além de novas capacidades e da importância da criação de experiências inovadoras para a computação pessoal – desde PCs a smart phones, tablets e carros, bem como inúmeros dispositivos de consumo conectados à Internet.

Enfatizando a ótima experiência com diferentes sistemas operacionais, James anunciou a ampla disponibilidade da loja de aplicativos para netbooks Intel AppUp CenterSM. A Intel AppUp Center conta com aplicativos pagos e gratuitos para entretenimento, relacionamento social, jogos e produtividade otimizados para a mobilidade e o tamanho da tela dos netbooks. Para encorajar os consumidores a testarem os novos aplicativos, a Intel AppUp oferece a opção de “testar antes de comprar” os aplicativos pagos por 24 horas. O lançamento também foi marcado pela disponibilidade programada dos aplicativos Adobe AIR, bem como os apps de empresas como Accuweather, Barnes & Noble, Big Fish Games, iWin, Kaplan, KONAMI e National Geographic.

Em um esforço para chegar aos donos de netbooks de todo o mundo, James anunciou acordos com Best Buy, Dixons, baseada na Inglaterra, e Croma, baseada na Índia para dar acesso a todos os varejistas aos netbooks com aplicativos do Intel AppUp center pré-instalados, além de estarem disponíveis para os donos de netbooks para download. Da mesma forma, James anunciou os planos da Asus de abrir a sua versão da Intel AppUp Center para netbooks, a “asus app store” a partir de outubro.

Durante seu discurso, James destacou o Programa para Desenvolvedores Intel AppUp, projetado para fomentar aplicativos inovadores para usuários finais e novas oportunidades de receita para desenvolvedores e fabricantes de software independentes, com programas como o fundo de 1 Milhão de Dólares da Intel para Desenvolvimentos. Rick Vanner do The Game Creators foi eleito o vencedor do “Aplicativo Mais Inovador” no Desafio Intel Atom para Desenvolvedores por seu jogo intitulado “Goals”. James também apresentou o identificador “On Intel AppUp” para ISVs, projetado para ajudar os desenvolvedores a promoverem seus aplicativos no Intel AppUp center.

James reconheceu que experiências perfeitas são apenas uma parte da equação. Sistemas operacionais abertos – como o MeeGo* de Intel e Nokia*, apoiado pela Linux Foundation – permitem que os desenvolvedores criem, inventem e inovem. Ressaltando as contribuições dos líderes da indústria, James discutiu o momento do ecossistema MeGoo e destacou os inúmeros dispositivos baseados no MeeGo e como softwares de terceiros e o próximo MeeGo Web Runtime, que será lançado em outubro, facilitarão o processo de escrever aplicativos para esses dispositivos. O pioneiro da Internet TV Amino* também uniu-se a James no palco para demonstrar como a empresa está se aproveitando da flexibilidade e da abertura do MeeGo para oferecer uma inovadora solução para a TV inteligente baseada no MeeGo.

Davis: Experiências inteligentes, conectadas e transformadas
Discutindo o importante papel que a marca Intel Atom desempenha no oferecimento da computação inteligente para dispositivos conectados, Davis descreveu toda a linha de processadores Intel Atom e como a empresa está fornecendo soluções baseadas na Arquitetura Intel® para além do segmento de PCs. Davis também enfatizou como as soluções baseadas no processador Intel Atom podem oferecer a plataforma ideal para conectividade à Internet e inteligência, além da facilidade no projeto resultar em amplas opções para os usuários.

Durante seu discurso, Davis apresentou o “Tunnel Creek”, um novo processador SoC Intel® Atom®™ E600 series desenvolvido especificamente para aplicativos embarcados, como sistemas de infotretenimento veicular, dispositivos smart grid e telefonia IP. O SoC integra capacidades adicionais ao chip e oferece uma interconexão aberta para chipsets visando maior flexibilidade. A facilidade no design e na personalização desses novos produtos incentivou fabricantes como OKI Semiconductor*, Realtek Semiconductor* e STMicroelectronics* a oferecerem interconectores para chipsets, além de outras ofertas de silício de Dialog Semiconductor* e ROHM Co** para a regulagem da voltagem e a sincronização de clocks, de acordo com Davis.

Davis prosseguiu para revelar ao detalhes do próximo processador Atom configurável, codinome “Stellarton”. O processador é formado por um processador Atom E600 com um FPGA da Altera* em um pacote multi-chip que oferece flexibilidade adicional para os clientes que desejam incorporar aceleração I/O ou proprietária e habilitar os desenvolvedores a diferenciarem seus designs ao reagir rapidamente à mudança de requisitos.

Davis também apresentou o processador Intel® Atom™ CE4200, anteriormente conhecido pelo codinome “Groveland”, projetado para ajudar a integrar perfeitamente a experiência da Internet com a TV.

O SoC inclui suporte 3-D, capacidade para a codificação de vídeo H.264 de alta definição para modelos de uso que requerem a fácil sincronização de eletrônicos de consumo e dispositivos portáteis è redes, além do suporte para múltiplas fontes de transmissão para habilitar o design de aplicativos domésticos com ótimo custo-benefício. Para ajudar a atender os requisitos regulatórios, o SoC oferece capacidades para a gestão inteligente do consumo a fim de ajudar a desligar automaticamente as partes do chip que não estiverem sendo usadas. O kit para desenvolvimento de software e ferramentas familiares para a integração de aplicativos também estão disponíveis e podem ser reutilizados pelos OEMs para reduzir o tempo de desenvolvimento. Davis anunciou que ADB*, Samsung*, Sagemcom* e Technicolor* planejam fabricar decodificadores baseados no novo SoC.

Microsoft*, Dell* e Visteon* uniram-se a Davis no palco durante seu discurso. A Microsoft anunciou que adaptou o Windows* Embedded Standard 7 e o Windows Media Center para arquitetura Intel e demonstrou protótipos de dispositivos de Acer* e Asus. A Dell demonstrou seu próximo dispositivo portátil conversível baseado no processador Intel Atom, que deverá estar disponível ainda nesse ano. A Visteon demonstrou o uso do processador E600 series em um aplicativo para o infotretenimento veicular. Davis também destacou produtos para mobilidade baseados no próximo SoC da Intel, codinome “Oak Trail”. Para divulgar as opções que a Intel oferece, as demonstrações de dispositivos portáteis incluíram um ExoPC* rodando o Microsoft Windows Ebedded Standard 7, um WeTab* rodando o MeeGo* e um Cisco Cius* rodando o Android*.

Fonte: Burson-Marsteller