terça-feira, 14 de setembro de 2010

Intel Labs visualiza a futura experiência computacional


A Intel Labs realizou um briefing para a imprensa na véspera do Intel Developer Forum em São Francisco para discutir os esforços de pesquisa e sua visão sobre a futura experiência do usuário com a tecnologia.
Confira o resumo:

Discurso de Genevieve Bee, “Tudo o que você precisa é amor: O futuro da experiência com a computação”
“Criar as experiências tecnológicas do futuro, que as pessoas amarão, começa com a compreensão sobre o que elas gostam no seu atual cotidiano”. Nessa apresentação, a diretora de Pesquisa em Interação e Experiência da Intel, Genevieve Bell, debateu a estratégia que a sua equipe utiliza atualmente para criar experiências atraentes que incentivarão a próxima onda de avanços tecnológicos. Bell demonstrou como a vida real inspira a inovação para que as tecnologias do futuro se adaptem e melhorem a maneira como trabalhamos e vivemos.

Discurso de Horst Haussecker, “Dando vida às futuras experiências computacionais”
Um resumo do trabalho do Laboratório de Experiência Tecnológica da Pesquisas, Interações e Experiências da Intel Labs foi apresentado. Criado recentemente com a finalidade de “criar as tecnologias que estarão no centro da nossa próxima geração de experiências para os usuários, o Laboratório de Experiência Tecnológica cria experiências simples e funcionais por meio da inovação tecnológica de classe mundial. Horst esclareceu a filosofia por trás da nossa estratégia de desenvolvimento tecnológico e fez um resumo sobre o espectro de experiência técnica e do processo de criação das experiências tecnológicas para melhorar as plataformas da Intel.

Os seguintes projetos de pesquisa orientados para o futuro foram demonstrados:

Nome do projeto de pesquisa: OASIS
Desenvolvido por: Intel Lab em Seattle
Pesquisador chefe: Beverly Harrison
Descrição do projeto: OASIS (Object-Aware Situated Interactive System ou Sistema Interativo com Consciência sobre a Localização de Objetos) combina algoritmos gráficos em tempo real, câmeras 3D e micro-projeção para o rápido reconhecimento e rastreio de todos os objetos e gestos. Essa demo utiliza telas projetadas em todas as superfícies da casa para criar “ilhas” interativas para aplicativos domésticos. Isso é fácil de ser adaptado a qualquer casa, cômodo ou praticamente qualquer superfície horizontal ou vertical. Esse projeto antecipa novas capacidades para as futuras casas e as implicações para os aplicativos e funções do servidor doméstico.
Objetivo do projeto: Esse é um exemplo de como o reconhecimento de objetos 3D e interação baseada em gestos podem ser utilizados no ambiente residencial. Essa tecnologia pode ser aplicada para diferentes modelos de uso como jogos com brinquedos.
Tecnologia: A Intel utilizou um câmera 3D, PC e projetor. Acreditamos que todos esses componentes evoluíram em termos de custo, consumo e desempenho. Esse é o segmento onde a nossa futura geração de chips poderosos e eficientes no consumo de energia criará novos designs e dispositivos, conectados à Internet, usados nos armários da cozinha e nos objetos, superfícies e gestos usados no nosso dia a dia.

Nome do projeto de pesquisa: Veículo com consciência do contexto
Desenvolvido por: Intel Lab em Hillsboro, Oregon
Pesquisador chefe: Vu Nguyen
Descrição do projeto: O número de dispositivos e serviços em veículos cresceu rapidamente durante as últimas décadas. Atualmente é possível fazer uma chamada telefônica, ativar o controle de velocidade e manipular o sistema de navegação, entre muitas outras coisas, enquanto dirige. Isso resulta em um problema de segurança, já que o motorista gasta mais tempo olhando os menus e apertando botões, o que poderia ocupar as mãos e os olhos, tirando a atenção da tarefa principal de dirigir. O uso do sistema com consciência do contexto é especialmente importante para melhorar a segurança do motorista e dos passageiros.
Objetivo do projeto: A demonstração aborda o algoritmo de desenvolvimento de faces da Intel Labs nos dispositivos embarcados da Intel para oferecer acesso à infraestrutura do veículo e identificar comportamentos no veículo com câmeras e sensores embutidos para fornecer maior segurança e serviços convenientes para motoristas e passageiros.
Tecnologia: Essa demo usa o software de reconhecimento de faces, o mecanismo de contexto, os sensores ambientais e as preferências pessoais da Intel Labs para aumentar a segurança e a conveniência do motorista.

Nome do projeto de pesquisa: Reconhecimento facial
Desenvolvido por: Intel Lab em Seattle
Pesquisador chefe: Jeff Hightower
Descrição do projeto: A visão computacional e os algoritmos de percepção, como reconhecimento facial em tempo real, podem ser colocados em prática nos dispositivos portáteis equipados com o Intel Atom por meio de mecanismo de aprendizado, baixo consumo e paralelização na nuvem.
Objetivo do projeto: A Intel demonstrou os ganhos de desempenho e de economia de energia que podem ser conseguidos com o uso das capacidades dos processadores Intel Atom e com a escolha inteligente de peças para a visão computacional com a finalidade de descarregar a nuvem.
Tecnologia: As principais tecnologias demonstradas são o reconhecimento facial em um dispositivo portátil e processamento no cliente/nuvem.

Nome do projeto de pesquisa: Ray tracing baseado na nuvem para jogos
Desenvolvido por: Intel Lab em Santa Clara
Pesquisador chefe: Daniel Pohl (desenvolvedor de demonstrações) e Bill Mark (gerente da equipe de Ray Tracing)
Descrição do Projeto: Essa demo exemplifica como as futuras experiências com jogos em dispositivos portáteis poderiam ser melhoradas pelos servidores na nuvem baseados na Intel. Os pesquisadores da Intel Labs fizeram uma nova demonstração (Wolfenstein: Ray Traced) que adiciona novos efeitos especiais ao jogo utilizando Ray tracing em tempo real para a renderização. No lado do servidor, a demo utilizou um conjunto de máquinas baseadas na nova plataforma de desenvolvimento de software para a Arquitetura Many Integrated Core da Intel® (MIC), conhecida como “Knight’s Ferry”, que a Intel está desenvolvendo para aplicativos de alto desempenho. Quatro servidores Knight Ferry foram usados para representar uma futura “nuvem” de recursos computacionais enviando imagens para um dispositivo portátil. Durante a demonstração, esses servidores renderizaram imagens e as transmitiram para um thins client (notebook de pequenas proporções) onde o jogador pode jogar.
Objetivo do projeto: Habilitar aplicativos 3D interativos e fotorrealistas como jogos desenvolvidos por mecanismos de Ray tracing em tempo real para as plataformas da Intel.
Tecnologia: O Ray tracing em tempo real é feito em paralelo no hardware multi-core. O Ray tracing é uma maneira de renderizar gráficos que usa as características físicas da luz para criar uma cena capaz de produzir sombras, reflexos e outros efeitos luminosos super realistas. Ray tracing foi usado para produzir imagens fixas e filmes de Hollywood nos quais as imagens são criadas com antecedência, mas apenas recentemente foi possível processar imagens rápido o bastante para representações de qualidade mais alta, como em jogos. A segunda tecnologia foi a Knight’s Ferry, o codinome da nova plataforma MIC.

Nome do projeto de pesquisa: Classmate Assist
Desenvolvido por: Intel Lab em Hillsboro, Oregon
Pesquisador chefe: Richard Beckwith
Descrição do projeto: O surgimento da computação 1:1 (um computador por aluno) na sala de aula abre o caminho para professores criarem lições personalizadas para seus alunos que possuem diferentes interesses e habilidades. A tecnologia Classmate Assist usa a visão computacional e a projeção de imagens para ajudar e guiar os estudantes no ambiente de aprendizado 1:1, ajudando-os a terminarem de forma independente as tarefas no seu próprio ritmo, ao mesmo tempo em que permite que os professores acompanhem o progresso do estudante.
Objetivo do projeto: Esse é um exemplo de como a realidade aumentada pode ser usada nas salas de aulas. Ele também demonstra que ferramentas de otimização de desempenho podem ser úteis no ambiente educacional. Além disso, é um exemplo de como a realidade aumentada pode ser feita com os processadores Intel Atom e netbooks.
Tecnologia: A principal tecnologia aqui é a visão da máquina. Rodamos isso em um netbook com uma câmera que pode ficar posicionada na mesa entre o usuário e a tela.

Nome do projeto de pesquisa: Mobile Augmented Reality (Realidade aumentada móvel)
Desenvolvido por: Intel Lab em Santa Clara
Pesquisador chefe: Yi Wu
Descrição do projeto: A Intel demonstrou o seu aplicativo Mobile Augmented Reality World Browser na plataforma Atom da Intel. Nosso World Browser enriquece a maneira como os usuários compreendem seus mundos em um dispositivo equipado com o Intel Atom. Os usuários podem acessar instantaneamente o imenso reservatório de informações da Web, para isso basta clicar no disparador da câmera. O sistema da Intel identifica pontos de referência com precisão, usando uma intensa pesquisa visual juntamente com sensores eficientes no consumo de energia e aproveitando das características únicas das plataformas com a arquitetura Intel.
Objetivo do projeto: Esse é um exemplo da próxima onda de realidade aumentada onde o reconhecimento dos objetos é usado para fornecer maior precisão nas informações GPS. Essa demonstração também abordou o processamento local e na nuvem que podem ser usados para fornecer uma melhor experiência.
Tecnologia: As principais tecnologias demonstradas são o reconhecimento de objetos em um dispositivo portátil e o processamento no cliente/nuvem.
Conteúdo multimídia adicional: http://software.intel.com/en-us/videos/mobile-augmented-reality/

Nome do projeto de pesquisa: Estrutura de trabalho Multi-app para TV
Desenvolvido por: Intel, Oregon
Pesquisador chefe: Daria Loi
Descrição do projeto: Essa demo aborda três interfaces de usuário distintas para o Intel® Multi-App / Framework. Cada interface de usuário demonstra diferentes maneiras de organizar, acessar e navegar por aplicativos na TV; experiências de usuários com conteúdo fácil e usar e de ótima qualidade em 2D e 3D; além de múltiplos paradigmas de navegação.
Objetivo do projeto: Essa demo busca esclarecer, por meio de diferentes interfaces de usuário suportando uma tecnologia Core, como executar simultaneamente múltiplos aplicativos na TV, enquanto resolve com sucesso conflitos de gestão de recursos e hardware apresentados com a utilização de múltiplos aplicativos simultaneamente.
Tecnologia: Essa demo usa um decodificador rodando o processador de Mídia Intel CE 4100 conectado a uma HDTV. O decodificador roda três referências de design baseadas na especificação OpenGL.

Sobre a Intel
A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Fonte: Burson-Marsteller