terça-feira, 14 de setembro de 2010

Intel inova para oferecer experiências perfeitas em dispositivos inteligentes e conectados


O CEO da Intel Corporation, Paul Otellini, destacou tendências e tecnologias que criaram um “novo mercado para a computação onipresente”, apresentando desafios, e também oportunidades, para a indústria high-tech.

Essas tendências incluem a proliferação de bilhões de dispositivos inteligentes conectados à Internet, incluindo PCs, telefones e carros, além de como os indivíduos querem trocar sem problemas de dispositivos para se conectarem com amigos, conseguirem informações e conteúdo de entretenimento. Otellini disse que as pessoas “escolherão o dispositivo que ofereça a melhor experiência para cada modelo de uso e que nenhum dispositivo vencerá”.

A Intel está se posicionando para ampliar essa transformação no segmento da computação. A empresa está ampliando as suas técnicas de design e manufatura de chips e a sua experiência em software para oferecer plataformas de hardware, software e serviços relacionados mais completos que ofereçam desempenho com eficiência no consumo de energia, segurança e conectividade à Internet para uma ampla gama de dispositivos. A empresa está desenvolvendo produtos que abrangem PCs e servidores de alto desempenho para uma ampla gama de dispositivos “inteligentes” que já estão, ou estarão dentro de pouco tempo, conectados à Internet.

“A computação tornou-se uma parte indispensável das nossas vidas”, declarou Otellini em um discurso que ditou o tom do Intel Developer Forum, IDF. “A nossa visão é a de dar continuidade às experiências pessoais com a computação de forma que seja possível fornecer consistência e interoperabilidade entre todos os dispositivos conectados à Internet em casa, no carro, no escritório ou no seu bolso”.

“No centro deste continuum estará a tecnologia da Intel que produzirá dispositivos menores, mais poderosos e mais úteis”, completou ele. “Estamos mudando a maneira como desenvolvemos e oferecemos as soluções para que possamos transformar essa visão em realidade”.

“A Intel fez investimentos limitados para além dos PCs nos últimos anos. No entanto, fez aquisições que somaram aproximadamente US$ 10 bilhões ao longo da última década – começando com a Wind River – para ajudar a empresa a ampliar as suas capacidades. Otellini disse que os recém anunciados planos para a aquisição dos Negócios de Soluções Wireless da Infineon e a McAfee Inc. melhorarão a habilidade da empresa para fornecer produtos com opções de conexões wireless e mais protegidos contra os cada vez mais sofisticados ataques de segurança direcionados para uma ampla gama de dispositivos conectados à Internet. A compra planejada dos negócios de cabo modem da Texas Instruments* fará com que a Intel possa oferecer serviços online para dispositivos eletrônicos de consumo.

O CEO da Intel também descreveu como os benefícios da Lei de Moore e a inovadora tecnologia de transistores da Intel estão sendo aplicadas a diferentes segmentos da informática para a criação de processadores cada vez mais poderosos e eficientes no consumo de energia. A tecnologia exclusiva de transistor high-k metal gate da empresa reduz em 10 vezes o desperdício de energia de geração a geração ao mesmo tempo em que continua melhorando o desempenho.

“Existem imensas inovações no segmento de PCs acontecendo atualmente”, declarou Otellini, citando inúmeros exemplos, incluindo a 2ª Geração da família de processadores Intel Core, a tecnologia Intel Wireless Display e a tecnologia de gerenciamento de servidores e PCs empresariais. “Estou empolgado com a possibilidade da Intel levar a sua rica história de experiência em computação para outros mercados”.

O processador Intel Core, o processador Intel Atom e as ferramentas de software da Intel estão ajudando na transformação dos data centers, da “nuvem” da Internet e de outras áreas que estão sendo transformadas pela proliferação de dispositivos pequenos e conectados à Internet. Otellini destacou o progresso da Intel nessas áreas. Ele também destacou inúmeras tecnologias que demonstram como a Intel está ampliando a sua liderança em arquitetura para computadores com a finalidade de oferecer uma experiência consistente e interoperável na Internet para múltiplos dispositivos.

“Estamos empolgados em como a indústria de TV está fazendo a transição dos poucos serviços baseados na Internet para uma experiência totalmente integrada à Internet”, disse Otellini. “Chamamos essa nova categoria de TV inteligente, e os produtos já estão começando a surgir em todo o mundo”.

Otellini destacou dois produtos para a TV inteligente equipados com o processador Intel Atom CE 4100 e a Google TV que chegarão ao mercado nesse outono. A Sony Internet TV e o decodificador Revue da Logitech combinam perfeitamente o acesso à Internet com a experiência de assistir TV por meio da combinação dos processadores da Intel com a plataforma Android da Google TV. D-Link, Telecom Italia e inúmeras outras empresas deverão lançar dispositivos baseados no processador Intel Atom CE 4100 dentro de pouco tempo.

O sucesso da Intel no segmento de processadores embarcados continua com os designs vitoriosos para os processadores Intel Core e Intel Atom em mais de 30 segmentos de mercado que incluem carros, gestão do consumo doméstico de energia e sinalização digital. Atualmente existem mais de 3.800 compromissos com clientes embarcados para o processador Intel Atom.

Fonte: Burson-Marsteller