terça-feira, 14 de setembro de 2010

Intel detalha características de seu novo processador com recursos gráficos integrados


A Intel Corporation revelou hoje inúmeras características de design significativas para a 2ª Geração da família de processadores Intel Core 2011 da empresa no Intel Developer Forum. As novas e melhoradas características ampliarão ainda mais a liderança em desempenho e duração de bateria dos chips da Intel, e adicionam inúmeras características relacionadas ao visual embutidas dentro dos chips.

Com o codinome “Sandy Bridge”, os chips serão baseados na primeira nova micro-arquitetura ‘visivelmente inteligente’ da Intel produzida nas inovadoras fábricas ou ‘fabs’ da empresa com o processo tecnológico de 32 nanômetros – um nanômetro (nm) é um bilionésimo do metro – e a segunda geração dos transistores high-k metal gate.

“A maneira como as pessoas e as empresas estão usando os computadores está evoluindo em ritmo explosivo, fomentando a demanda por uma experiência ainda mais poderosa e visualmente satisfatória”, declarou Dadi Perlmutter, vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Arquitetura da Intel. “A nossa 2ª Geração da família de processadores Core representa o maior avanço em desempenho e capacidades em relação a qualquer outra geração anterior. Além de oferecer esses notebooks baseados em tecnologia Intel, planejamos levar esses avanços para nosso portfólio de produtos para computação embarcada e servidores para data centers”.

A família de processadores contará com uma nova arquitetura “em anel” que permite que o mecanismo de processamento gráfico embutido compartilhe recursos como o cachê do núcleo do processador, para melhorar o desempenho gráfico e geral do computador ao mesmo tempo em que mantém a eficiência no consumo de energia.

A 2ª Geração dos processadores Intel Core também inclui uma versão melhorada da tecnologia Intel® Turbo Boost. Essa característica muda ou realoca os núcleos de processamento e os recursos gráficos para acelerar o desempenho, de acordo com a carga de trabalho para dar aos usuários um aumento imediato no desempenho quando necessário.

Notebooks e PCs equipados com a 2ª Geração da família de processadores Intel Core deverão estar disponíveis no começo do próximo ano.

Nova experiência visual – visivelmente inteligente
O novo processador gráfico da Intel oferece características visuais melhoradas, focando as áreas usadas pela maioria dos usuários atualmente: vídeo HD, 3D, jogos convencionais, multitarefa, relacionamento social online e multimídia.

Para baixar e visualizar vídeos mais rapidamente, Perlmutter demonstrou um recurso de edição de vídeo acelerado por hardware usando a arquitetura de silício dedicada para o processamento de mídia, que permite que os usuários convertam rapidamente arquivos de vídeo para outros formatos.

Os chips 2011 também vêm com a Intel Advanced Vector Extensions (AVX, na sigla em inglês). A AVX oferece desempenho melhorado, ótima funcionalidade e a habilidade de gerenciar, rearranjar e organizar melhor os dados. O novo conjunto de instruções de 256 bits acelera os aplicativos com grande número de pontos flutuantes, como a edição de fotos digitais e a criação de conteúdo.

A Intel também demonstrou um processador duplo para servidor da Próxima Geração Intel Xeon rodando o software para vídeo-conferência Vidyo, que utiliza os 32 threads disponíveis no sistema, e se aproveita do novo conjunto de instruções AES (AESNI, na sigla em inglês). A próxima geração dos processadores Xeon para servidores e workstations com 2 soquetes roda 8 núcleos e 16 threads por processador e deverá começar a ser produzida no segundo semestre de 2011.

Fonte: Burson-Marsteller