terça-feira, 14 de setembro de 2010

IBM fecha contrato para atualizar infra de TI da Mangels


A IBM Brasil foi selecionada pela Mangels Industrial S.A., cujos principais negócios estão voltados para o setor de aços relaminados e rodas automotivas de alumínio, para atualização de seu parque tecnológico. O projeto, que contou com investimento de R$ 3 milhões, visa oferecer suporte ao plano de crescimento da Mangels para os próximos anos, o que inclui ampliações fabris e o aumento da sua capacidade de produção. O novo ambiente de TI fornecido pela IBM contou com a construção de um ambiente centralizado e moderno, que envolveu a aquisição de novos servidores e sistemas de armazenamento de dados. Além disso, a infraestrutura de TI é redundante para evitar paradas no sistema e permitir a alta disponibilidade dos serviços prestados pela Mangels por meio de suas quatro unidades operacionais: Aços, Rodas, Cilindros e Galvanização.

A empresa possuía um ambiente composto por servidores distribuídos de diversos fornecedores, tornando complexos os processos de gerenciamento e utilização da TI. O ambiente descentralizado também prejudicava o acesso e a administração das informações corporativas e os dados dos cerca de 3000 clientes que a empresa possui no Brasil e exterior. Com a expansão da atuação da Mangels no segmento de cilindros e gás liquefeito de petróleo (GLP) - por meio da aquisição de duas empresas este ano - a companhia identificou a necessidade de uma infraestrutura de TI mais robusta e escalável, capaz de suportar o gerenciamento de novas e elevadas cargas de trabalho.

O projeto proposto pela IBM contou com uma infraestrutura consolidada em servidores System x 3850 M2 e 3650 M2, servidores System p 520 e sistema de armazenamento de dados IBM XIV, além de uma unidade de back-up automatizado. O novo ambiente possui recursos de virtualização, o que permite o pleno aproveitamento da capacidade das máquinas e elimina a necessidade de aquisição de novos servidores, caso a Mangels identifique a necessidade de ampliar sua capacidade da TI. O contrato também prevê um possível crescimento, viabilizando um ambiente capaz de suportar os planos de expansão da empresa nos próximos anos.

A centralização do ambiente também possibilitará à empresa reduzir as despesas com energia elétrica e com alocação de espaço para hospedagem de servidores, além de simplificar a administração do ambiente – que antes era feita em cada ponto onde existia um servidor distribuído e, agora, pode ser realizada em um único local. Todo o ambiente ERP (Enterprise Resource Planning) da Mangels foi migrado para o novo ambiente de TI.

Fonte: InPress Brodeur